O processo de letramento e alfabetização se desenvolve desde as turmas do Maternal. Nas turmas da Educação Infantil procuramos criar, nos diversos espaços da escola, um ambiente alfabetizador mediante a leitura de diferentes gêneros textuais.
No 1º ano, os exercícios de leitura e escrita partem de textos de literatura infantil e da cultura popular. O princípio metodológico que norteia esses exercícios é o da construção da escrita, concebendo-se a alfabetização como uma atividade de análise e reflexão sobre a língua.
Os conhecimentos matemáticos visam desenvolver a capacidade das crianças de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar. Utilizando jogos e materiais concretos, propomos atividades de ordenar/seriar, classificar e comparar objetos em função de diferentes critérios.
As atividades são criadoras e lúdicas. Lúdicas porque o brincar é meio de aprendizagem e crescimento pra as crianças. Criadoras para que as crianças desenvolvem sua sensibilidade e senso criativo e estético, porque a vida requer criatividade, adaptabilidade, iniciativa, espírito inovador, visão de equipe e habilidade de se comunicar. Completamos essa formação desenvolvendo a apreciação de obras de arte através de passeios a museus e centros culturais.
Nossa diretriz pedagógica é construtivista e sócio interacionista, sendo o conhecimento, para nós, algo a ser construído pelo próprio sujeito em interação com o grupo.
Dentro dessa perspectiva, buscamos proporcionar aos nossos pequenos navegantes uma viagem pelo mundo do conhecimento, da cooperação, da alegria, da brincadeira e do prazer. Procuramos incentivar as crianças não só coletivamente, mas também com atendimento individualizado e apoio afetivo, essencial para a formação de uma autoimagem positiva e desenvolvimento pleno de suas potencialidades.
Nosso trabalho se desenvolve em uma proposta lúdica, que acreditamos ser essencial para o desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. No brincar, as crianças exploram, perguntam e refletem sobre a realidade em que vivem, desenvolvendo-se psicológica e socialmente, expressando seu mundo interno, levantando hipóteses sobre conceitos, atitudes e valores com os quais se defrontam na vida. O brincar é, portanto, visto por nós como uma das atividades fundamentais para a educação e o desenvolvimento das crianças pequenas.