20 ago

Projeto “NAU na Natureza”

Finalizamos o primeiro semestre com a culminância do projeto “Comer bem é bom”. As turmas preparam receitas saudáveis e saborosas para partilhar com amigos de outros grupos. Foram preparadas as vitamina de frutas, bolo integral, “Danoninho” de inhame, caldo verde vegetariano e biscoitos integrais. Foi um sucesso!

Voltamos das férias cheios de energia e ideias para recomeçar.

Nosso novo projeto é: “NAU na Natureza”. Será menos estruturado, com atividades mais livres. A proposta é deixar as crianças brincarem com elementos da natureza, experimentarem diferentes texturas, cheiros e possibilidades. Nosso papel será proporcionar esse contato e disponibilizar materiais e elementos que instiguem a criança a brincar.

Vamos aumentar os passeios ao ar livre e promover em diversos momentos o contato com a natureza, nos conectando com o meio-ambiente e nos percebendo como parte integrante desse universo.

Pretendemos trabalhar os quatro elementos: fogo, terra, ar e água. As crianças serão instigadas a observar as árvores, conhecer suas folhas e frutos e investigar os pássaros, insetos e bichinhos de nosso quintal e dos arredores. Vamos sentir o sol, o vento, o chuvisco, botar os pés no chão, brincar com água, terra seca e molhada.

Cada turma definirá o caminho a seguir no projeto, que também terá uma vertente de educação ambiental.

Convidamos as famílias a participar do Projeto, vivendo com as crianças momentos preciosos ao ar livre, que trarão benefícios a todos. Podem, por exemplo:

– Visitar com as crianças locais que propiciem contato com a natureza, como parques, praias e trilhas;

– Realizar “pesquisas” que serão encaminhadas pelas professoras, tais como: observação de árvores, folhas ou pássaros do entorno com registro fotográfico ou através de desenhos;

– Durante os passeios de fim-de-semana, coletar folhas, gravetos, pedrinhas, conchas e outros elementos para a coleção da turma.

Aceitamos contribuições e sugestões que possam enriquecer nosso projeto e desde já agradecemos a parceria.

 

Erika Paradela (Coordenadora Pedagógica)