Como Ensinamos

A Escola NAU funciona em regime de meio período e integral, para crianças de 1 a 6 anos - do Berçário II ao 1º ano do Ensino Fundamental.

Além das atividades de Arte, História, Matemática, Letramento e Alfabetização, sua grade curricular engloba: Inglês, Educação Física e Música.

Letramento e Alfabetização
O processo de letramento e alfabetização se desenvolve desde as turmas do Maternal. Nas turmas da Educação Infantil procuramos criar, nos diversos espaços da escola, um ambiente alfabetizador mediante a leitura de diferentes gêneros textuais.
Leitura e Escrita
No 1º ano, os exercícios de leitura e escrita partem de textos de literatura infantil e da cultura popular. O princípio metodológico que norteia esses exercícios é o da construção da escrita, concebendo-se a alfabetização como uma atividade de análise e reflexão sobre a língua.
Conhecimentos Matemáticos

Os conhecimentos matemáticos visam desenvolver a capacidade das crianças de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar. Utilizando jogos e materiais concretos, propomos atividades de ordenar/seriar, classificar e comparar objetos em função de diferentes critérios.

Educar Divertindo
As atividades são criadoras e lúdicas. Lúdicas porque o brincar é meio de aprendizagem e crescimento pra as crianças. Criadoras para que as crianças desenvolvem sua sensibilidade e senso criativo e estético, porque a vida requer criatividade, adaptabilidade, iniciativa, espírito inovador, visão de equipe e habilidade de se comunicar. Completamos essa formação desenvolvendo a apreciação de obras de arte através de passeios a museus e centros culturais.

Projeto Pedagógico

Nossa diretriz pedagógica é construtivista e sócio interacionista, sendo o conhecimento, para nós, algo a ser construído pelo próprio sujeito em interação com o grupo.

Dentro dessa perspectiva, buscamos proporcionar aos nossos pequenos navegantes uma viagem pelo mundo do conhecimento, da cooperação, da alegria, da brincadeira e do prazer. Procuramos incentivar as crianças não só coletivamente, mas também com atendimento individualizado e apoio afetivo, essencial para a formação de uma autoimagem positiva e desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Nosso trabalho se desenvolve em uma proposta lúdica, que acreditamos ser essencial para o desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. No brincar, as crianças exploram, perguntam e refletem sobre a realidade em que vivem, desenvolvendo-se psicológica e socialmente, expressando seu mundo interno, levantando hipóteses sobre conceitos, atitudes e valores com os quais se defrontam na vida. O brincar é, portanto, visto por nós como uma das atividades fundamentais para a educação e o desenvolvimento das crianças pequenas.

Atividades

  1.  Formação Pessoal e Social (Identidade e Autonomia): Conhecimento de si mesmo e construção de uma identidade em interação com o ambiente, sobre o qual a criança pode intervir mediante o conhecimento de seu próprio corpo  e da descoberta de suas próprias possibilidades e limitações.
  2.  Conhecimento do Mundo: Os conteúdos e atividades desse campo de ação oferecem aos alunos a oportunidade de se apropriar do conhecimento do mundo ao seu redor.

Na Escola NAU esse campo engloba:

  • Atividades diárias:
    • História
    • Artes visuais
    • Jogos brincadeiras no quintal
  • Atividades complementares, com professores especialistas
    • inglês: 3 vezes por semana
    • música: 1 vez por semana
    • educação física: 1 vez por semana
  • Atividades extra classe (opcionais, após o horário)
    • capoeira a partir de 3 anos
    • ginástica olímpica a partir de 4 anos
  • Outras atividades:
    • Passeios culturais: 1 vez por semana, a partir da turma vermelha (2 anos)